Nascida (1973) em São Paulo
capital, iniciou nas artes cênicas como atriz desde 1992 em um grupo de teatro
Amador – Markapasso – na escola em que cursou o primeiro grau.
Profissionalizou-se como
atriz pelo Teatro Escola Macunaíma ao mesmo tempo que se formou em Jornalismo
pela FIAM.
De 1992 à 2003 integrou
alguns grupos de teatro de São Paulo, atuando tanto em espaços convencionais de teatro quanto
na rua.
Os cursos que participou
nesses anos como atriz tinham como foco o aprendizado do uso da máscara (clown,
bufão e neutra) e técnicas corporais (improvisação e Meyerhold) ministrado por
diversos experts nesses assuntos.
Em 2004, desistiu de estar
em cena e dedicou-se a estudar a linguagem do video participando ao longo desse
ano de diversos cursos livres aventurando-se a criar pequenos experimentos
visuais tanto em foto quanto em video.
Em 2005 participou do
projeto internacional Dance Meets Difference da Din A13 tanzcompany dirigida por Gerda König. O projeto de König foi realizado também em
Nairobi no Quênia e contou com a participação artistas com e sem deficiência. O
espetáculo produzido em São Paulo recebeu o nome de Via Sem Regra e foi
apresentado em São Paulo em 2005 e 2006 e na Alemanha, Colônia e Düsseldorf em
2006.
Após ter tido esta experiência
começou a dedicar-se à dança contemporânea, participando de cursos livres com
diversos profissionais.
Em 2006 foi contemplada pelo
Edital PAC (hoje PROAC) de Montagem Inédita de Dança da Secretaria Estadual da
Cultura. Em 2007, produziu, então seu primeiro solo em parceria com outros
artistas:
in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente solo de dança/teatro+multimídia
sobre o solo no blog:
http://incena25.blogspot.com.br/2011/09/in-comodo-ser-eu-so-tanta-gente.html?view=flipcard
E com o PAC - Montagem inédita de teatro da Secretaria de Estado da Cultura produziu CADEIRA - FALANDO SEM TABU! performance/palestra+multimídia.
sobre CADEIRA no blog:
http://incena25.blogspot.com.br/2011/09/cadeira-falando-sem-tabu.html?view=flipcard
Com a produção deste dois trabalhos fundou efetivamente a inCena 2.5.
O solo foi apresentado em 8 cidades do Estado de São Paulo em 2009 através do PROAC de Difusão e Circulação em Dança da Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho ganhou destaque em matéria de jornal de Düsseldorf quando participou, em 2008, do II Crossings Dance Festival na TanzHaus de Düsseldorf.
A performance/palestra CADEIRA - FALANDO SEM TABU! ainda segue em apresentação de maneira esporádica.
in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente solo de dança/teatro+multimídia
sobre o solo no blog:
http://incena25.blogspot.com.br/2011/09/in-comodo-ser-eu-so-tanta-gente.html?view=flipcard
E com o PAC - Montagem inédita de teatro da Secretaria de Estado da Cultura produziu CADEIRA - FALANDO SEM TABU! performance/palestra+multimídia.
sobre CADEIRA no blog:
http://incena25.blogspot.com.br/2011/09/cadeira-falando-sem-tabu.html?view=flipcard
Com a produção deste dois trabalhos fundou efetivamente a inCena 2.5.
O solo foi apresentado em 8 cidades do Estado de São Paulo em 2009 através do PROAC de Difusão e Circulação em Dança da Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho ganhou destaque em matéria de jornal de Düsseldorf quando participou, em 2008, do II Crossings Dance Festival na TanzHaus de Düsseldorf.
A performance/palestra CADEIRA - FALANDO SEM TABU! ainda segue em apresentação de maneira esporádica.
Participou de montagem com
os seguintes coreógrafos:
2007 – Joy Lab Researchcoreografia de Alito Alessi
2008 – Paraíso semConsolação coreografia de Constanza Macras
Além de outros trabalhos
realizados, Estela Lapponi iniciou um engajamento artístico sobre a questão política
social e cultural do corpo com deficiência em cena (dança, teatro, performance,
video) definindo assim alguns eixos de investigação de sua cia – inCena 2.5:
-
o
discurso do corpo com deficiência
-
a
prática performativa e relacional (público)
-
integrar
artes visuais e performáticas
Entre os anos de 2009 e 2011 viveu e estudou na Europa. Quando morou por 6 meses em Macerata na Região de Marche na Itália deparou-se com a descoberta de um tema que segue em investigação até o dia de hoje – Corpo Intruso. A primeira referência descoberta nesta investigação foi o artigo O Intruso do filosofo Jean Luc-Nancy.
foto: Thais Taverna Tabacalera - Madri |
Em Madri cursou o Máster emPráticas Cênicas e Cultura Visual iniciou a investigação Corpo Intruso de
maneira efetiva, finalizando esta etapa com a construção da
personagem/contêiner – Zuleika Brit - em diferentes ações:
Hola! Soy Zuleika Brit. |
-
blog - http://zuleikabrit.blogspot.com.br/
-
Acción_1 –
intervenção urbana de colar adesivos zuleika brit em cartazes nas ruas
-
INTENTO 3257,5
performance+instalação
No curso de Especialização
de Estudos Contemporâneo de Dança da Universidade Federal da Bahia desenvolveu
Corpo Intruso de maneira conceitual utilizando como referência principal em sua
Monografia os palavras de Boaventura Sousa Santos sobre o pensamento moderno
ocidental ser um pensamento abissal, no livro Epistemologias do Sul que reúne
diversos cientistas politicos de países chamados “Sul”.
A investigação segue em
curso e já desenvolveu as seguintes ações:
Estela Lapponi idealizou a
criação da Plataforma Acessolivre por enxergar a necessidade do fortalecimento
politico, social e cultural da presença de artistas com deficiência no Mercado de
trabalho cultural.
A Plataforma Acessolivre
inicia, em parceria com o artista baiano Edu O. com realização do Mapeamento Nacional de artistas e/ou pesquisadores profissionais das
artes cênicas e visuais com a finalidade e desejo de
proporcionar encontros de parcerias e engajamento.
A ideia é que nossa presença
seja fortalecida como trabalho artístico, ponto! Tirar-nos do eixo “inclusivo”
que limitam nossas possibilidades de trânsito, de expressão e principalmente de trabalho.
Realizar este Mapeamento é
necessário para sabermos quem somos, onde estamos e o quê e como fazemos e
assim nos fazermos presentes e ativos.
O Manifesto Anti-inclusão é
um apelo para sacudir as ideias sobre o que a inclusão está nos proporcionando, tendo como referência Agambem, Santos, Foucault, Mattos
Esta iniciativa visa
conectar artistas que tenham a vontade de realizar ações em suas cidades,
possibilitando o trânsito de conhecimentos, trocas de experiências artísticas,
encontros e etc.
AGENDA Estela Lapponi
Próximas apresentações
19 e 20 de outubro no Teatro Sérgio Cardoso - Mostra +Sentidos
INTENTO 3257,5 performance+instalação - projeto Corpo Intruso
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